Este é um blog de opinião. As postagens escritas ou selecionadas refletem exclusivamente a minha opinião, não sofrendo influência ou pressão de pessoas ou empresas onde trabalho ou venha a trabalhar.

terça-feira, 2 de dezembro de 2014

Ex- aluno do Ifac é professor de curso do Pronatec ofertado pelo Instituto

Ronei Francisco de Andrade Silva, 31 anos, era vigilante antes de ingressar no curso subsequente (pós conclusão do Ensino Médio) de Técnico em Agropecuária, oferecido pelo Instituto Federal do Acre no Câmpus Cruzeiro do Sul.



Em 2010, a história de vida deste jovem começou a mudar. O irmão decidiu inscrevê-lo no curso e após ser sorteado, Ronei estudava durante o dia e trabalhava à noite. Rotina ainda mais complicada por morar na zona rural. As dificuldades o obrigaram a escolher entre o trabalho e o curso
.
“Lógico que eu escolhi o curso. Sabia que era a minha chance de melhorar de vida. Além disso, as aula me passavam conhecimentos que podia e consegui aplicar na minha colônia. Comecei com uma pequena produção de verduras, depois ampliei a criação de galinha, pato e porco que já tinha. Foi assim que consegui sustentar minha família até terminar o curso”, relatou Ronei.

O formação técnica em agropecuária abriu mais portas para Ronei. Logo após a conclusão conseguiu vaga em uma cooperativa, mas não permaneceu por muito tempo. Em agosto deste ano, o ex-estudante do Ifac se inscreveu para ser professor do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego, executado pelo Instituto.

“A vaga era para Porto Walter, a Aline que foi minha professora e é coordenadora do Pronatec na região, me falou das dificuldades que enfrentaria por conta da distância, da necessidade de dormir lá durante o final de semana. Mas eu não pensei duas vezes para assinar o contrato e começar as atividades”, disse o ex-aluno.

Desde então, Ronei sai de Cruzeiro do Sul todas às sextas-feiras pela manhã e viaja quatro horas de barco sobre o rio Juruá até a pequena cidade de Porto Walter para ministrar a disciplina de Produção Animal, do curso de auxiliar técnico em agropecuária, à 30 alunos que se reúnem no quartel da PM do município.

“Vejo o esforço deles e me lembro de quando eu estava fazendo o curso no Ifac. Da luta, das dificuldades porque morava na zona rural... de tudo! Por isso, sinto uma enorme satisfação em poder repassar os conhecimentos que adquiri através da mesma instituição que aprendi tudo o que sei hoje”, declarou.

Os alunos do Ronei enfrentam, praticamente, uma maratona até chegar ao local das aulas. São longas caminhas na estrada de terra que em dias de chuva dificulta ainda mais o acesso dos estudantes. “Quando ele conta que já passou por situações parecidas para poder conseguir concluir o curso e hoje estar aqui nos ensinando me sinto motivado. É mais uma razão para não faltar as aulas”, disse o estudante Francisco Neto.

A ex-professora do Ronei e também coordenadora adjunta do Pronatec no Vale do Juruá, Aline Araújo, falou do orgulho de ver seu ex-aluno se esforçando tanto para atender a comunidade de Porto Walter. “Me sinto honrada de ver meu ex-aluno, do curso técnico em agropecuária, agora como meu colega de trabalho no PRONATEC. O esforço dele e a disposição dos alunos tem trazido ótimos resultados. Um deles é a inexistência de evasão na turma. Quem sabe, em um futuro próximo, ele também passe por emoção parecida com a que vivo hoje. Ver esses alunos da zona rural trabalhando, aplicando os conhecimentos que ele passou”.

Fonte: Pronatec/Cruzeiro do Sul

Nenhum comentário: